Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

XXVI ASSEMBLÉIA DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL1- CNBB



O Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo, acolheu nos dias 17 a 19 de julho de 2012, os participantes que se aprofundaram no tema “Formação nas Escolas Diocesanas de Catequese”, contando com vários assessores, dentre estes, Pe. Eugenio Pessato (Campinas), Pe. Fabio Ernesto (Taubaté), Pe Paulo Gil (Santana), Pe. Geraldo Raimundo Pereira (Lapa) e Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo de Limeira e Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética e nos dias 20 a 22 de julho aconteceu a XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz".
Os participantes foram recepcionados às 18h00 com um jantar e as 20h00 se dirigiram ao auditório onde foram acolhidos pelo Pe. Pelegrino de Rosa Neto (Diocese de Guarulhos), em seguida os subregionais apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos desenvolvidos no Estado em relação às catequeses: junto à pessoa com deficiência; com estilo catecumenal e familiar. 
No sábado pela manhã Pe. Paulo Cesar Gil, coordenador do Regional nos levou a vivenciar o tema: “A mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1” com base no livro dos Atos dos Apóstolos  8, 26-40, no período da tarde Pe. Marcelo Delcin, Arquidiocese de São Paulo, conversou conosco à propósito do Ano da Fé, que terá início no próximo mês de outubro, convocado pelo Papa Bento XVI. Em seguida, reunidos por sub-regional, elaboramos algumas propostas de ações concretas para serem realizadas nos mesmos e sugestões para o regional durante o Ano da Fé. Os participantes tiveram a oportunidade também de participar de uma animada confraternização repleta de doces e apresentações musicais.
O domingo iniciou-se com a Celebração Eucarística presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, dc, bispo de Limeira e referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 1, em seguida a catequista-blogueira Imaculada Cintra, da diocese de Franca, apresentou informações sobre o projeto “Rede de Blogs” (desenvolvido pela CNBB), lançando aos presentes o desafio de que todas as dioceses de nosso regional possuam um blog ligado ao blog do Regional, que por sua vez está ligado ao da Comissão de Animação Bíblico-Catequética Nacional (CNBB).  Os presentes receberam também maiores informações sobre o que serão o Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé que será realizado em Curitiba, PR, de 07 a 09 de setembro e o Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral – Regional Sul I que acontecerá nos dias 28,29 e 30 do mesmo mês no Centro Pastoral Santa Fé, SP. O encerramento da XXVI Assembleia da Comissão de Animação Bíblico-Catequética se deu através de uma Celebração de Envio conduzida pela equipe da Diocese de Limeira, que presenteou a todos com uma cruz dourada.
Bruno do Nascimento Caricatti - Diocese de Itapetininga e
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo de Limeira, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário